Resumo do Capítulo 2, livro “Anticâncer” do Dr.David Servan-Schreiber

Segue abaixo um trecho retirado do livro: “Anticâncer“, Capítulo 2:

Anticâncer

Capítulo 2 – Fugir das Estatísticas

”Stephen Jay Gould era professor de zoologia, especialista em teoria da evolução, na Universidade de Harvard. Era também um dos cientistas mais influentes de sua geração, considerado por muito como o segundo Darwin por ter apresentado uma visão mais completa da evolução das espécies.

Em julho de 1982, com 40 anos, ficou sabendo que sofria de um mesotelioma do abdome – um câncer grave e raro, que é atribuído à exposição ao amianto. Depois da operação, pediu à sua médica para lhe indicar os melhores artigos técnicos sobre o mesotelioma. Embora tivesse sido até então sempre muita direta, a oncologista lhe respondeu evasivamente que a literatura médica não tinha nada de verdadeiramente valioso sobre o assunto. Mas impedir um universitário de vasculhar a documentação sobre um tema que o preocupa é um pouco, como escreve Gould, recomendar a castidade ao Homo sapiens, de todos os primatas o mais interessado em sexo. (…)

Stephen Jay Gould morreu vinte anos depois, de outra doença. Teve tempo de concluir uma das mais admiráveis carreiras científicas de seu tempo. Dois meses antes de morrer, ainda assistiu à publicação de sua obra máxima, A Estrutura da Teoria da Evolução. Sua sobrevida foi trinta vezes maior do que os oncologistas haviam previsto.

A lição que nos oferece esse grande biólogo é límpida: as estatísticas são uma informação, não uma condenação. (…)

Se os pacientes estiverem bem-informados sobre a doença, se cuidarem do corpo e da mente e se receberem a alimentação de que têm necessidade para estar em melhor condição de saúde, então as funções vitais do corpo vão se mobilizar para melhor lutar contra o câncer. Eles viverão melhor e por mais tempo. (…)

Algum tempo depois, a prova foi trazida pelo Dr.Dean Ornish, professor de medicina da Universidade da Califórnia em São Francisco e grande precursor da medicina complementar. (…)

A melhor prova da existência de uma relação entre as mudanças do estilo de vida e a parada da progressão do câncer é o fato de que quanto mais os homens assimilaram os conselhos do Dr.Ornish e os aplicaram assiduamente em existências cotidianas, mais seu sangue ficou ativo contra as células cancerosas! (…)

Na Universidade de Montreal, uma equipe liderada pelo Dr.Parviz Ghadirian estudou mulheres que era portadoras de genes do tipo BRCA-1 e BRCA-2 – genes que apavoram muitas mulheres, porque quase 80% das portadoras sofrem o risco de desenvolver câncer de mama ao longo da vida. (…) A grande descoberta deles? Quanto mais frutas, legumes e verduras essas mulheres que corriam risco genético comiam, menor era a chance de desenvolver câncer. (…)

Na Universidade de São Francisco, a equipe do professor John Witte fez uma descoberta similar sobre o câncer da próstata. (…) quando os homens que portavam tais genes consumiam peixes gordurosos ricos em ômega-3 pelos menos duas vezes por semana, os genes permaneciam sob controle. Os cânceres deles tinham cinco vezes menos probabilidade de se tornarem agressivos do que os dos homens que não comiam peixes gordurosos.

Essas descobertas recentes apoiam a idéia de que os “genes do câncer” podem não ser tão perigosos se não forem desencadeados por estilos de vida. (…)

Não existe abordagem natural capaz de, sozinha, curar o câncer. Mas também não existe destino fechado. Como Stephen Jay Gould, todos nós podemos olhar as estatísticas em perspectiva e visar “a longa calda direita da curva”. O melhor caminho, para quem quer alcançar este objetivo ou simplesmente se proteger contra o câncer, é aprender a melhor utilizar os recursos do corpo e a viver uma vida mais rica. (…)

A ameaça que o câncer faz pesar nos cega tanto que temos dificuldade em perceber sua fecundidade. Quanto a mim, de muitas maneiras, a doença me transformou a vida. A um ponto que eu nunca poderia ter imaginado quando acreditei que estava condenado. (…)”

Retirado do livro: “Anticâncer”, 2011 – Editora Objetiva, de David Servan-Schreiber [Comprar o livro]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: