Dieta e atividade física: qual é a conexão com o câncer?

American Cancer Society

American Cancer Society

Quanto que hábitos diários como dieta e exercício afetam o risco de câncer? Muito mais do que você imagina. A pesquisa mostrou que uma dieta pobre e não ser ativo são 2 fatores-chave que podem aumentar o risco de câncer de uma pessoa. A boa notícia é que você pode fazer algo sobre isso.

Exceto para parar de fumar, algumas das coisas mais importantes que você pode fazer para ajudar a reduzir o risco de câncer são:

  • Conseguir e permanecer ter um peso saudável ao longo da vida.
  • Ser fisicamente ativo.
  • Fazer escolhas alimentares saudáveis, com foco em alimentos à base de frutas, legumes e verduras.

A evidência para isso é forte: cada ano, mais de 572.000 americanos morrem de câncer; cerca de um terço dessas mortes são ligada à má alimentação, sedentarismo e obesidade.

Controle seu peso.

Atingir e ficar em um peso saudável são importantes para reduzir o risco de câncer e outras doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes. Estar com sobrepeso ou obesidade aumenta o risco de vários tipo de câncer, incluindo os de mama (em mulheres após a menopausa), cólon e reto, endométrio (revestimento do útero), esôfago, pâncreas e rim, entre outros.

Excesso de peso pode aumentar o risco de câncer de várias maneiras. Uma das principais formas é que o excesso de peso faz o corpo produzir e fazer circular mais estrogênio e insulina, hormônios que podem estimular o crescimento do câncer.

O que é um peso saudável?

Uma das melhores maneiras de ter uma idéia, se você estiver em um peso saudável é verificar a sua massa corporal índice (IMC), uma pontuação com base na relação entre seu peso e altura. Use nossa calculadora de IMC online fácil de descobrir sua pontuação. (Calculadora de IMC)

Para reduzir o risco de câncer, a maioria das pessoas precisa manter seu IMC abaixo de 25. Pergunte ao seu médico o que seu número IMC significa e qual ação (se houver) que você deve tomar.

Se você está tentando controlar o seu peso, um bom primeiro passo é ver a questão das porções, especialmente de alimentos ricos em calorias, gordura e adicionados de açúcares. Também tente limitar a ingestão de alimentos calóricos e bebidas. Tente escrever o que e quanto você come e bebe por uma semana, então veja onde você pode cortar em porções, cortar alguns alimentos não saudáveis e bebidas ou ambos!

Para aqueles que estão com sobrepeso ou obesos, mesmo uma pequena quantidade de peso a perder tem benefícios de saúde e é um bom lugar para começar.

Ser mais ativo.

Vendo o quanto você comerá irá ajudá-lo a controlar seu peso. A outra chave é ser fisicamente mais ativo. Sendo ativo ajudará a reduzir o risco de câncer, ajudando com o controle de peso. Também pode ajudar a melhorar seus níveis de hormônio e o funcionamento de seu sistema imunológico.

Mais boas notícias – atividade física ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas e diabetes, também! Então pegue seu tênis e cabeça para fora da porta!

As mais recentes recomendações para adultos são de atividade de pelo menos 150 minutos de intensidade moderada, ou 75 minutos de atividade vigorosa intensidade cada semana, ou uma combinação equivalente, preferencialmente espalhados ao longo da semana. Isto é para além das habituais atividades diárias como usar as escadas em vez do elevador no seu escritório ou fazer pequenos trabalhos domésticos. Para as crianças, a recomendação é de pelo menos 60 minutos de atividade de intensidade moderada ou vigorosa a cada dia, com intensidade vigorosa atividade ocorrendo pelo menos 3 dias por semana.

Atividades moderadas são aquelas que fazem você respirar tão duramente como você faria durante uma caminhada. Isso inclui atividades como caminhadas, ciclismo, até mesmo trabalho doméstico e jardinagem. Atividades vigorosas farão seu coração bater mais rápido, a respirar mais rápido e mais profundo e também fazem você suar.

Também é importante limitar o comportamento sedentário como sentado, deitado, assistindo televisão, ou outras formas de entretenimento em tela.

Ser fisicamente mais ativo do que o habitual, não importa o seu nível de atividade, pode ter muitos benefícios de saúde.

Coma alimentos saudáveis.

Comer bem é uma parte importante de como melhorar a sua saúde e reduzir seu risco de câncer. Dê uma boa olhada crítica no que você normalmente come a cada dia e tente estas dicas para construir um plano de dieta saudável para você e sua família:

Escolha alimentos e bebidas em quantidades que ajudarão você a começar a e manter um peso saudável.

  • Ler os rótulos dos alimentos para se tornar mais consciente de calorias e porções. Lembre-se que “low-fat” ou “non-fat” não significa necessariamente “baixa caloria”.
  • Coma porções menores quando comer alimentos calóricos.
  • Escolha vegetais, frutas, leguminosas como ervilhas e feijões, e outros alimentos de baixas calorias, em vez de alimentos ricos em calorias como batatas fritas, batata e outros chips, sorvete, donuts e outros doces.
  • Limite a ingestão de bebidas adoçadas com açúcar, como refrigerantes, bebidas esportivas e bebidas com sabor de fruta.
  • Quando você come fora de casa, fique especialmente atento a escolher alimentos baixos em calorias, gordura e açúcar e evitar comer grandes porções.

Limite alimentos processados de carne e carne vermelha.

  • Limite a ingestão de carnes processadas, como bacon, salsichas, carnes de lata e cachorros-quentes.
  • Escolha peixes, aves ou feijão em vez de carne vermelha (carne bovina, carne de porco e cordeiro).
  • Se você come carne vermelha, escolha cortes magros e coma porções menores.
  • Prepare carnes, aves e peixes, assados ou grelhados, em vez de fritos.

Coma pelo menos 2 porções de frutas e legumes por dia.

  • Inclua vegetais e frutas em cada refeição e lanche.
  • Coma uma variedade de frutas e legumes por dia.
  • Dê ênfase a todas frutas e legumes; Escolha o suco 100% se você beber sumos de fruta ou vegetal.
  • Limite o uso de molhos cremosos.

Escolha cereais integrais em vez de produtos de grãos refinados.

  • Escolha os pães de grãos inteiros, massas e cereais (como cevada e aveia), em vez de pães, cereais e massas feitas de grãos refinados e arroz integral em vez de arroz branco.
  • Limite a ingestão de alimentos com carboidratos refinados, incluindo bolos, doces, cereais adoçados com açúcar e outros alimentos com açúcar.

Se você beber álcool, limite a ingestão.

As pessoas que bebem álcool devem limitar sua ingestão de não mais que 2 copos por dia para homens e 1 copo por dia para mulheres. O limite recomendado é menor para as mulheres devido ao seu menor tamanho corporal e degradação mais lenta do álcool.

Em termos de risco de câncer, é a quantidade de álcool, não o tipo de bebida alcoólica que é importante.

Estes limites diários não são seguros para beber quantidades maiores em menos dias da semana, pois isso pode levar a problemas de saúde, sociais e outros.

Redução do risco de câncer nas nossas comunidades

Adotando um estilo de vida saudável é mais fácil para as pessoas que vivem, trabalham, jogam ou vão para a escola em um ambiente que ofereça suporte a comportamentos saudáveis.Trabalhando juntos, comunidades podem criar o tipo de ambiente onde as escolhas saudáveis são fáceis de fazer.

Todos podemos ser parte dessas mudanças: vamos perguntar por escolhas de alimentos mais saudáveis nas nossas escolas e locais de trabalho. Para cada item de fast-food, pedir uma opção saudável, também. Restaurantes de apoio que ajudam você a comer bem, oferecendo opções como porções menores, itens de baixas calorias e produtos integrais. E vamos ajudar a tornar nossas comunidades mais seguras e mais atraentes, fazer deslocamentos a pé, de bicicleta e ser ativo.

A linha de fundo

Um terço de todas as mortes por câncer estão relacionadas a fatores de dieta e atividade. Vamos nos desafiar a perder alguns quilos extras, aumentar nossa atividade física, fazer escolhas alimentares saudáveis, limitar álcool e procurar formas de tornar as nossas comunidades locais mais saudáveis para viver, trabalhar e jogar.

fonte: American Cancer Society – http://www.cancer.org/cancer/cancercauses/dietandphysicalactivity/diet-and-physical-activity

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: