Os 10 piores alimentos para sua saúde

Os 10 piores alimentos… embora estejamos sobrevivendo às investidas desses alimentos, não custa abrir o olho sobre eles.
E se você é consumidor de refrigerantes leia sobre o segundo e primeiro lugares.


Nutricionista lista os 10 piores alimentos para sua saúde

Fonte: EcoD
Que atire a primeira pedra quem não se rende a um fast food, salgadinho ou cachorro-quente e depois fica preocupado com as calorias que ingeriu. Mas o que pouca gente sabe é que os perigos desses alimentos vão muito além da questão estética e podem ser um risco para a saúde. Para esclarecer esses problemas, a nutricionista Michelle Schoffro Cook listou os dez piores alimentos de todos os tempos.

10º lugar: Sorvete
Sorvete
Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a nutricionista adverte que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.

9º lugar: Salgadinho de milho

De acordo com Michelle, desde o surgimento dos alimentos transgênicos a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ela aponta que esse alimento por causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.

8º lugar: Pizza

Michelle destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

7º lugar: Batata frita

Batatas fritas contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, como também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.

6 lugar: Salgadinhos de batata

Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.

5º lugar: Bacon

Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.

4º lugar: Cachorro-quente

Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebes. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal.

3º lugar: Donuts (Rosquinhas)

Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura que você pode ingerir”, alerta a nutricionista. Essa substância está relacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada.

2º lugar: Refrigerante

Michelle conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, “uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos”. “Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes”, diz a nutricionista.
Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

1º lugar: Refrigerante Diet

“Refrigerante Diet é a minha escolha para o Pior Alimento de Todos os Tempos”, diz Michelle. Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte.
“Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio. É por isso que eu dou ao Refrigerante Diet o prêmio de Pior Alimento de Todos os Tempos”, conclui.
(EcoD)

Anúncios

30 responses to this post.

  1. Posted by Rosenir on 28 abril 2011 at 4:40 pm

    Parabéns a Dra!! por esta informação maravilhosa. Seria ótimo que todos tomassem consciencia do comemos. Mas a sociedade em geral deveria investir mais na mídia sobre alimentação “NATURAL”, principalmente nas escolas com as crianças!!!!

    Responder

    • Posted by MARTA on 1 maio 2011 at 8:42 pm

      Parabéns dra. Michelle por esta bela informação. Melhor seria se fosse feita uma divulgação em maior escala, principalmente nas escolas, bem como criarmos uma campanha pela eliminação de lanches não saudáveis mas escolas, que, na verdade pregam uma boa alimentação, mas nada fazem para dar exemplos aos alunos no dia-a-dia. Pelo contrário, interessadas no lucro que a cantina do colégio gera com a venda de salgados, refrigerantes e outros, nada fazem de real para mudar esse quadro. Boa noite. Abraços.

      Responder

    • Posted by Santina Rezende on 5 maio 2011 at 9:08 pm

      esses 10alimentos estão fora da minha aalimentação ,não faço uso desses produtos e sigo a dieta alimentar saudávelsempre com controle médica e nutricionista.isto quer dizer que estou plenamente saudável.

      Responder

  2. Posted by Alumina on 2 maio 2011 at 10:20 pm

    Não fumo e não bebo, mas amo tudo isso ae!

    Responder

  3. Nossa, morri um pouco com esse post. Tudo isso a gente já sabia que faz mal, mas quando a gente lê todos os malefícios juntos pega no coração =(
    Mto bom o post, parabéns!

    Responder

  4. Posted by Camilla Holleben da Rocha on 3 maio 2011 at 1:50 pm

    Pelo menos a pizza tem uma versão saudável com algumas substituições, e sorvete tem frozen yogurt que é super gostoso. Se aparecesse chocolate aí seria um problema kkkk.

    Responder

  5. Posted by jose filinto on 3 maio 2011 at 2:23 pm

    Essa poderia facilmente ser a lista dos 10 alimentos mais gostosos do mundo.

    Responder

  6. Eu, de modo altruista, abdico da minha saúde para ajudar meus amigos e colegas. Quem quiser se livrar de suas perigosas pizzas, venenosas batas fritas e mortífero bacon pode enviá-los ao meu endereço que lhes darei um destino seguro.

    Brincadeiras à parte, gostaria de saber porque de 10 anos pra cá os alimentos agrícolas/naturais ficaram tão mais caros que os industrializados, se antes era totalmente o contrário: os naturais eram mais baratos e os industrializados que eram caros…

    Parece até um novo tipo de fome / desnutrição que assola a sociedade moderna: desnutrição mesmo podendo comprar alimentos, ricos em gorduras e açúcares.

    Responder

  7. Posted by Sandra on 3 maio 2011 at 7:33 pm

    Adorei por essas informações, nunca, mas nunca imaginei que o refrigerante Diet, ou melhor, o aspartame pudesse causar tantos problemas…

    bjs e parabéns

    Responder

  8. putz, eu só não consumo o 5º, o 3º e o 1º

    Responder

  9. Posted by Cleber on 3 maio 2011 at 10:15 pm

    Gostei muito da reportagem, no entanto gostaria de alertar para as colocações da Dra. Michelle, pois alguns desses malefícios provocados pelos alimentos citados não são confirmados. Inclusive, existem estudos inocentando totalmente alguns, como é o caso do aspartame. Não estou defendendo nenhum desses alimentos, apenas alertando que estudos isolados não podem ser levados como verdade absoluta. De qualquer forma, concordo que devemos evitar ou diminuir todos estes alimentos referidos.
    abraços, Cleber.

    Responder

  10. Posted by marcos on 4 maio 2011 at 12:31 pm

    TENSO O_O

    Responder

  11. Muito boa a matéria e deveriamos dar mais importancia ao que comemos diariamente e oferecemos aos nossos filhos e netos.
    PARABENS

    Responder

  12. Eu mudaria o título para: as 10 melhores coisas que vc pode comer na sua vida 😉
    Melhor morrer feliz do que viver triste..rsrs

    Responder

  13. Posted by David Diniz Dantas on 4 maio 2011 at 8:07 pm

    Gostei da matéria.

    Estou tranquilo pois há décadas não consumo nenhum dos dez alimentos listados. Em hipótese nenhuma. Uso apenas produtos integrais, fibras, sucos naturais, muita salada e carnes brancas. Por isso há trinta anos que não uso qualquer remédio alopático, consultando-me anualmente com o homeopata.

    abs
    DavidDD

    Responder

  14. Posted by Kamila on 5 maio 2011 at 1:11 pm

    Acho que restringir esses alimentos de imediato é muito complicado, até porque vivemos numa sociedade veloz, onde necessitamos de tudo muito rápido. Já ta tarde, bate aquela indisposição, e você simplesmente vai no fastfood mesmo, come e fica por ali. Todos temos conciência do que nos faz mal, obvio, agora vai de nós mesmo querer mudar nossos hábitos ou não, creio que seja apenas disciplina ou reeducação alimentar. Depois tudo funcionará bem, até mesmo seu intestino. Também pode aguardar vir os problemas cardíacos e obesidade.

    Responder

  15. Posted by Yoh on 5 maio 2011 at 6:09 pm

    Posso falar?
    Nem ligo, me primar e morrer triste, ou morrer feliz comendo BACON?!

    Responder

  16. Posted by xis on 5 maio 2011 at 9:10 pm

    chorei com lágrimas…. =(

    Responder

  17. Posted by Santina Rezende on 5 maio 2011 at 9:11 pm

    muito boae maravilhosa informação ,pena que nem todos seguem a essa informações que são de utilidADE TÃO BENÉFICAE, Parabéns! adorei .

    Responder

  18. Posted by LAURA on 6 maio 2011 at 6:49 pm

    Concordo plenamente com essa médica, pois, antigamente não existia esse alimentos e não existia tanta doeças e tantas pessoas obsas.
    hoje tem pessoas que toma refrigerantes como se tivesse tomado água. e ainda escolha o diet achando que esta fazendo uma grande escolha….

    Responder

  19. Posted by natghh on 14 maio 2011 at 3:17 pm

    Meu Deus tudo que é gostoso faz mal para a nossa saúde!!!!!

    Responder

  20. eu vou morrer…

    Responder

  21. Posted by franquelim vaz on 9 julho 2011 at 7:02 pm

    Muito bem ! Acabem com os refrigerantes !

    Responder

  22. Agora me mosre o que comer porque minha dieta estava toda aí.
    kkkkkkkkkkkkkk

    Responder

  23. Muito boa matéria. Estamos numa sociedade ditadora de péssimos hábitos, e a saúde então, ficou para os sábios, aqueles que procuram informação verdadeira.
    Parabéns.
    Sigo uma alimentação saúdável, não uso nenhum dos alimentos citados, mas gosto muito ainda de carne vermelha, um bom chocolate amargo, alguns doces, mas de forma moderada.
    Simplesmente não existe cultura alimentar, quem estuda é tachado de careta e bobalhão, porque está diferente da “onda”, “não tem prazer em nada”, mas mal sabem que cuidar da saúde dá muito prazer. Fazer uma hora de musculação, andar de bicicleta com os netos, aos 60 anos, é maravailhoso demais, pena que as pessoas gostem de habitos consumistas e não de hábitos simples, como a saúde.

    Responder

  24. Posted by giovanna on 13 setembro 2011 at 2:16 pm

    Maravilhoso essas dicas! È um forte alerta pra populaçao principamente pra os jovens de hoje em dia. Parabens Michelle

    Responder

  25. Posted by Rosinaldo Araújo de Almeida on 9 março 2012 at 12:45 pm

    Parabéns pela exelente matéria
    Diante dessa pesquisa dos 10 piores alimentos, me fez refletir sobre a minha saúde e da minha família e pensar duas vezes ante de ingerir um desses alimentos. Uma decisão tomei, cortar radilcalmente o refrigerante da minha vida, pois eu quero viver.

    Responder

  26. Afê que droga, dai so nao consumo refrigerante Diet, o resto. Puts é vdd aquela frase,Tudo que é bom, faz mal . ‘-‘ é impossivel um ser humano num consumir pelo menos uma vez na vida um desses itens ai, disso tenho certesa!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: