Resumo cap 11, livro “Nutrição Cerebral” de Helion Povoa

Segue abaixo um trecho retirado do livro: “Nutrição Cerebral“, capítulo 11 (Os Códigos Cerebrais):

NUTRICAO CEREBRAL

“No passado, reconhecia-se no fogo um grande poder de aproximação entre homens e mulheres. Dizia-se, inclusive, que os casais que possuíam uma lareira em casa e acendiam-na à noite para conversar tinham mais chances de fazer do casamento uma experiência longa, feliz e prazerosa. (…)

O fogo, especialmente, estabiliza a freqüência cerebral atenuando a ionização positiva. (…)

Quando acordamos, e estamos lúcidos e serenos, nosso cérebro pulsa a dez ciclos por segundo, que são as ondas alfa. A maioria das pessoas acorda pela manhã em alfa, embora algumas mais sensíveis entrem rapidamente em beta, quando o cérebro pulsa entre 12 e 30 ciclos por segundo. (…)

Ao adormecer, o cérebro desce de alfa para teta, com ondas de cinco a sete ciclos, até chegar às ondas delta, abaixo de três ciclos por segundo. É durante o sono das ondas delta, o sono delta, que as fitas de DNA quebradas durante o dia são reparadas. (…)

Quem não tem o sono delta está mais sujeito à depressão, ao câncer, às doenças imunológicas e outras mais, em razão da falta de reparação das fitas do DNA. (…)

Alguns pesquisadores acreditam que a poluição magnética, que atinge todos os cantos do planeta, esteja no âmago da questão da degeneração da inteligência humana e no declínio de seu poder intuitivo, porque essa forma de poluição ambiental, que hoje é dez vezes superior aos limites considerados suportáveis, afeta diretamente a glia (tecido que sustenta os neurônios). (…)

A atividade física regular ativa os códigos de linha química e de freqüência do cérebro, e esses influenciam o código espacial por meio das neurotrofinas. Por isso quem é sedentário pode desenvolver depressão ou abulias, que são doenças da vontade, relacionadas à área suplementar motora. A dificuldade de levantar cedo e perseverar numa tarefa ou a dificuldade de renunciar a um mau hábito, como o fumo, e perseverar na renúncia, podem ser exemplos de abulias. (…)”

Retirado do livro: “Nutrição Cerebral”, 2005 – Editora Objetiva, de Helion Póvoa [Comprar o livro]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: