Resumo do Capítulo 6, livro “Nutrição Cerebral” de Helion Povoa

Segue abaixo um trecho retirado do livro: “Nutrição Cerebral“, capítulo 6 (Personalidade e Inteligência) :

NUTRICAO CEREBRAL

“Há pessoas que desenvolvem uma séria dificuldade em enxergar o lado bom da vida, como se suas memórias tivessem se tornado seletivas para as experiências negativas do passado. (…)

Todos nós, em algum momento da vida, tivemos experiências dolorosas, como por exemplo, quando ouvimos de alguém que éramos feios, pouco inteligentes ou incapazes. Essas memórias são as que provocam em nós os complexos de inferioridade intelectual, estética e moral, que é a culpa. A vida se tornaria um grande suplício se não tivéssemos meios de apagar as memórias dolorosas da mente e por isso que o circuito do prazer é cerca de cinco vezes maior do que o circuito da dor no cérebro.

É o estresse oxidativo que está por trás da desregulação dos circuitos do prazer e da dor. E quando isso acontece, essa forma de estresse é capaz de atingir a personalidade e modificá-la até níveis críticos, como nas neuroses e psicoses. (…)

Uma pessoa com caráter é aquela que consegue controlar sua raiva, seu medo, seu amor. Assim, o caráter deve ser entendido como força de vontade para direcionar o temperamento e, por isso, está muito vinculado à área suplementar motora do córtex frontal, que controla a amígdala. (…)

Se uma pessoa tem inteligência emocional, ela está sempre avaliando a relação custo/benefício de soltar livremente o seu temperamento, para viver cada vez melhor. Por isso a inteligência, especialmente a emocional, a que permite o aprimoramento humano, é a ferramenta mais importante da evolução.”

Retirado do livro: “Nutrição Cerebral”, 2005 – Editora Objetiva, de Helion Póvoa [Comprar o livro]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: