Resumo Capítulos 4 e 5, livro “Nutrição Cerebral” de Helion Povoa

Segue abaixo um trecho retirado do livro: “Nutrição Cerebral“, capítulo 4 (Os Sistemas Vitais) e capítulo 5 (Nosso Hardware de Trabalho):

NUTRICAO CEREBRAL

“(…) São os nutrientes, afinal, que fornecem ao cérebro as condições ótimas de funcionamento, para que ele possa orquestrar muito bem a interação entre as dimensões de nossa existência. (…)

A peculiaridade de possuir maior capacidade de cálculo de probabilidade explica por que os homens costumam ser menos imediatistas em comparação com as mulheres. Essa é inclusive, uma das razões para o fato de as mulheres sofrerem mais de ansiedade por antecipação. Em compensação, os homens erram muito mais do que suas companheiras na escolha das pessoas certas para o convívio no trabalho e em outros aspectos sociais da vida.

Na escala evolutiva, o homem e o macaco aparecem juntos, classificados como mamíferos superiores. É assim porque o homem e o macaco são os únicos animais em toda a natureza que contam com o neocórtex, o tecido que recobre todo o cérebro e onde se dá a comunicação do indivíduo com o mundo exterior.

O que nos faz intelectuamente superiores aos macacos é o fato de termos duas vezes mais neurônios no córtex frontal, a região do neocórtex que comanda a interação entre os dois hemisférios do cérebro e onde está a unidade prospectiva do homem, na qual ele constrói sua história futura.”

Retirado do livro: “Nutrição Cerebral”, 2005 – Editora Objetiva, de Helion Póvoa [Comprar o livro]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: