Resumo capítulo 5, livro “O que seu Médico não sabe sobre Medicina Nutricional…”

Segue abaixo um trecho retirado do livro: “O que o seu Médico não sabe sobre Medicina Nutricional pode estar Matando Você”, capítulo CINCO (Doenças do Coração: Uma Moléstia Inflamatória):

O QUE SEU MEDICO NAO SABE SOBRE MEDICINA“(…) as doenças do coração são a causa de morte número um nos Estados Unidos. Como eu outrora, você provavelmente aceita o que tais estatísticas e grande parte da mídia sugerem: o colesterol é a causa das doenças do coração.

Nesse caso, talvez você se impressione, como eu me impressionei, ao decobrir que não é o colesterol o culpado pelas doenças do coração, e sim a inflamação dos vasos sanguineos. Minhas pesquisas revelaram que mais da metade dos pacientes de ataques cardíacos nos Estados Unidos tem níveis normais de colesterol! E adivinhe o que descobri que reduz significativamente ou elimina por completo as inflamações dos vasos sanguineos. Exatamente: os suplementos nutricionais. (…)

E Quanto ao Colesterol?

(…) O colesterol LDL na verdade não é “maligno”. Deus não cometeu um erro quando o criou. O colesterol natural LDL, o tipo que o corpo produz originalmente, é benigno. Na verdade, ele é essencial para formar membranas celulares, outras partes das células e muitos hormônios diferentes de que nosso corpo precisa. Não poderíamos viver sem ele. Na verdade, se não o obtivermos a partir de nossa dieta em quantidades suficientes, nosso corpo o produzirá.

Os problemas só começam quando os radicais livres alteram ou oxidam o colesterol LDL natural. Esse colesterol LDL modificado, sim, é “maligno”. Em uma edição de 1989 do New England Journal of Medicine, o Dr.Daniel Steinberg postulou que se os pacientes portarem antioxidantes adequados para aplacar a oxidação, o colesterol LDL não se tornará maligno. (…)

Estudos feitos em animais durante esta época também apoiavam a teoria do Dr.Steinberg. Os antioxidantes e seus nutrientes de apoio se tornaram a nova esperança na guerra contra nossa matadora número um: as doenças do coração.

A Natureza da Resposta Inflamatória

O colesterol LDL não é o único instigador por trás da inflamação dos vasos sanguineos. Outras causas principais incluem algo chamado de homocisteína e os radicais livres que o fumo, a hipertensão, os alimentos gordurosos e o diabetes causam.

A inflamação que ocorre em nossas artérias é muito similar às reações inflamatórias vistas em outras partes do corpo. (…)

A Verdadeira Prevenção: O Que Dizem as Pesquisas

A boa notícia é que os antioxidantes e seus nutrientes de apoio podem eliminar ou, ao menos, reduzir significativamente todas as causas de inflamação das artérias. Centenas de estudos clínicos sobre as doenças cardíacas constatam benefícios significativos à saúde pelo uso de suplementos nutricionais. (…)

Medicina Nutricional: A Verdadeira Prevenção

Os pesquisadores estão descobrindo que a causa original das doenças do coração é a inflamação resultante do estresse oxidativo. (…) Mas tanto médicos como pesquisadores têm a tendência de tratar os nutrientes básicos como se fossem drogas; ou seja, eles testam a reação do corpo a um nutriente por vez, para conhecerem seu potencial exato. (…) Nestas avaliações isoladas, em não se detectando nenhum benefício significativo à saúde, médicos e pesquisadores hesitam em recomendar aquele nutriente em particular. É isso que gera a polêmica que se vê na mídia e na literatura médica. (…) Mas estão ignorando os importantíssimos efeitos sinérgicos da medicina nutricional. (…)

(…) Para deter o estresse oxidativo, o corpo necessita de antioxidantes em quantidade suficiente para dar conta de todos os radicais livres, e os antioxidantes necessitam de todos os nutrientes de apoio para bem cumprirem sua função. Esses ingredientes atuam em sinergia, na busca pela meta final de derrotar o estresse oxidativo. (…)

Mais uma vez, esses nutrientes funcionam todos juntos para eliminar ou reduzir a inflamação das artérias. O efeito sinérgico de sua suplementação é a chave de tudo. Por isso a nutrição celular é tão fundamental para nossa saúde. (…)”

Retirado do livro: O que o seu Médico não sabe sobre Medicina Nutricional pode estar Matando Você”, 2004 – Editora M.Books, de Ray D. Strand, M.D. [Comprar o livro]

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Posted by Jonatas on 25 junho 2008 at 3:16 pm

    Muito interessante o artigo, trata-se de medicina preventiva. Esta medicina está lentamente sendo utilizada(medicina primária) em contraponto da medicina curativa(secundária). A grande resistência que existe é que a medicina secundária gera muitos meios de ganhos pecuniários: cirurgias, exames laboratóriais sanguíneos, exames por imagem e ainda tratamentos intermináveis nos casos mais crônicos(hipertenção, cariopatias isquêmicas, doenças metabólicas como diabete, tireoide e outras).
    Quem está se dando conta disso são as empresas seguradoras de saúde, que estão interessadas em elaborar programas preventivos para seu usuários, assim, além de evitar doenças graves com internações em UTI, cirurgias, ou internações prolongadas, e em certos casos de invalidez permanente pela doença básica, isso tudo seria desconfortável ao paciente e também para os cofres da instituição seguradora que tem de pagar os prestadores de serviço.

    Saudações!
    Jonatas CRM-SC 5097

    Responder

  2. OS CONTEUDOS DO LIVRO E MUITO UTIL PARA ALERTAR A POPULAÇAO SOBRE A MEDICINA TRADICIONPNAL, E QUE EXISTE MUITOS OUTROS MEIOS, SOMOS EDUCADOS AO CONSUMO DE MEDICAMENTOS INDISCRIMINADAMENTE, DE CUIDAR SOMENTE QUANDO ESTAMOS DOENTES, SO TEMOS TEMPPO PARA A DOENÇA E NÃO PARA A SAUDE,AO PASSO QUE SE INVESTIR-MOS PARTE DO NOSSO TEMPO EM CUIDAR DA SAUDE ESTARIAMOS INVESTINDO EM OUTRAS FORMAS DE LAZER. ETC

    PARABÉNS
    j. ELIAS-ABQ300

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: