Vitaminas & Minerais

As vitaminas e os Minerais são substâncias essenciais para a nossa saúde, mas a maioria delas não é produzida pelo nosso próprio organismo e precisa ser obtidas através dos alimentos, bebidas ou dos suplementos vitamínicos e minerais. Atualmente, esse tema é alvo de um grande debate entre os especialistas. De um lado, um grupo que acredita que é possível obter todas as vitaminas e minerais necessários utilizando, exclusivamente, os alimentos que regularmente ingerimos. Do outro, pesquisadores que recomendam uma alimentação saudável, suplementada com multivitamínicos, assegurando que todas as necessidades desses nutrientes sejam plenamente atingidas. Provavelmente, ao menos em parte, os dois grupos estão com a razão!

Se pudéssemos garantir que os alimentos de origem animal, as verduras e as frutas que consumimos fossem produzidas naturalmente, sem contaminações; se vivêssemos ao ar livre, longe da poluição e do estresse; e se todos fossem fisicamente ativos e não fumassem, provavelmente, assim, obteríamos todas as vitaminas e minerais, nas quantidades que necessitamos, apenas dos alimentos que ingerimos. Infelizmente, nossa realidade está bem longe desse cenário ideal. O estilo de vida moderno não contribui para que nosso organismo obtenha as quantidades adequadas de vitaminas e minerais.

Devido à rotina agitada, não conseguimos nos alimentar corretamente e o estresse provoca uma descarga de hormônios que atrapalham a ação dessas vitaminas, além de produzir radicais livres em excesso.

O próprio processo de transporte, armazenamento e preparo dos alimentos faz com que eles percam nutrientes, pois algumas vitaminas são sensíveis às alterações de calor, umidade, luz e contato com o oxigênio. As vitaminas e os minerais atuam acelerando e regulando uma série de reações químicas vitais para a nossa saúde. Vários estudos comprovam que elas são capazes de estimular o sistema imunológico,
aumentando as defesas do nosso organismo contra uma variedade de doenças. Além disso, as vitaminas A, C e E são potentes antioxidantes que protegem nossas células contra os efeitos danosos dos radicais livres. Esses verdadeiros inimigos da saúde estão diretamente relacionados com os processos degenerativos das células, como é o caso do envelhecimento e do câncer.

Porém, nunca é demais salientar que as vitaminas e minerais são úteis para complementar uma dieta saudável e não servem para substituir o consumo dos alimentos que nosso organismo necessita. Assim, como a falta desses nutrientes está na origem de diversas doenças, o consumo excessivo, especialmente o das vitaminas A, D, E e o Ferro, pode causar graves intoxicações. As necessidades diárias das vitaminas e minerais vão depender de fatores como idade, grau de atividade física, presença de gravidez ou lactação, dietas com restrição de calorias, somente para citar alguns. Porém, podemos afirmar que quanto mais colorida e saudável for a nossa alimentação, maior será a certeza de que estamos ingerindo todos os nutrientes essenciais para uma boa nutrição. Ter uma alimentação correta, praticar atividade física regularmente e fazer uso de um suplemento de vitaminas e minerais de qualidade são ótimas maneiras para ficarmos longe das doenças, estarmos bem dispostos e de bem com a vida.

Principais vitaminas e minerais, suas funções e onde são encontradas:

Vitamina A: necessária para a visão noturna, crescimento e metabolismo ósseo, antioxidante. Fontes: vegetais vermelhos e amarelos intenso, caju, manga, cenoura, gema de ovo, fígado.

Vitamina D: ajuda na absorção do cálcio. Fontes: luz do sol, leite enriquecido, salmão e cavala.

Vitamina C: antioxidante, atua na saúde da pele, cicatrização e imunidade. Fontes: frutas frescas.

Vitamina E: antioxidante, importante para a saúde cardiovascular e do sistema nervoso. Fontes: óleos vegetais, cereais integrais e nozes.

Cálcio: necessário para a saúde dos dentes e ossos. Atua na contração muscular. Fontes: leites e derivados, tofu, sardinhas.

Ferro: transporta e armazena oxigênio. Fontes: fígado, carnes vermelhas, gema de ovo, frutos do mar.

Fósforo: atua na regulação dos níveis de cálcio. Previne a fadiga muscular. Fontes: gema de ovo, leite, queijos e peixes.

Magnésio: antioxidante. Importante na contração muscular. Fontes: verduras, cereais, pães.

Zinco: antioxidante. Previne a fadiga muscular. Cicatrizante. Fontes: carnes magras, iogurte, gérmen de trigo.

Iodo: atua no metabolismo e na saúde da tireóide. Fontes: sal de cozinha, peixes e frutos do mar.

Muita saúde e sucesso para todos.

Autor: Dr.Nataniel Viunisk, Médico Nutrólogo, autor do livro Obesidade Infantil – Um Guia Prático, Editora de Publicações Biomédicas Ltda.

Fonte: Revista Today, edição 93 de maio/2006.

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